Consciência espiritual na integridade do ecossistema
Nutridos de Artha (Prosperidade) e Kama (Prazer) chegamos ao terceiro pilar que é Dharma (Caminho Espiritual). A palavra dharma tem várias conotações, pois é uma palavra usada em diversas religiões orientais (Budismo, Janaismo, Vhashinaismo, etc.) e quer dizer basicamente “O que está estabelecido, lei, direito, dever”
Na EcoEspiritualidade nos apropriamos deste termo e o ampliamos para a concepção das leis naturais do universo: harmonia, amor, verdade e justiça (leis naturais) que regem todas as formas e relações universais. Você verá isso descrito na astronomia, biologia, física, química e outras ciências, bem como em filosofias e religiões. Mas qual destes estudos devo seguir? Aquele que te fizer mais sentido.
O Dharma para nós é o caminho das virtudes, é a manifestação da nossa existência respeitando o melhor possível todos os seres do universo. Parece complicado, mas não é; a vida e as leis do homem são complicadas, as leis da natureza, como o nome já diz, são simples e naturais.
Entendendo que somos seres prósperos (Artha), que estamos nesta existência para promover e receber prosperidade e abundância, motivados pelo que faz bem (Kama) a nós e à todos os seres ao nosso redor, Dharma é o caminho, as leis da natureza que norteiam este caminhar. Compreender que quanto mais eu praticar o que me faz bem, o que prospera em minha vida, orientado pelas leis naturais, estarei a cada momento mais alinhado com o meu coração.
Entenda a simplicidade e veracidade destes conceitos, quando os analisarmos em seguida:
Se o Artha é a estrutura da bússola e Kama o movimento, Dharma é o norte. O amor é o destino, e o coração norteia nossa existência apontando o caminho da nossa verdade em harmonia com a natureza divina de todos os seres.
Aho