Espiritualidade Ecossitêmica
EcoEspiritualidade vem da aglutinado de duas palavras: Ecossistema e Espiritualidade. A definição destas palavras de acordo com a wikipedia segue abaixo:
Ecossistema: É um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e auto suficiente. O termo ecossistema vem do grego oikos, ‘lar, casa, habitat’ + sistema, ‘conjunto’; dai “conjunto de um habitat”
Espiritualidade: “propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”
Dito isso aglutinamos duas frases importantes destas definições que nos traz o seguinte conceito: “é um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e auto suficiente + a procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”
A Ecoespiritualidade é a capacidade humana de buscar o sagrado fora de si e perceber a inter-relação que existe no micro e no macrocosmo.
Uma força poderosa que existe no Ser que cocria toda a existência ao seu redor. A busca da compreensão de que nosso organismo sempre caminha em busca do seu equilíbrio e está homeostase natural só é completa quando refletida em todo o meio ambiente que o circunda.
Equilíbrio. É isso que buscamos a todo momento quando comemos, nos relacionamos, interagimos com os demais seres ao nosso redor e que acaba afetado se não tivermos uma visão holística e integral de que sem um esforço coletivo, jamais alcançaremos este tão almejado estado.
Em pleno século XXI, estamos batendo cabeça atrás de soluções milagrosas ou místicas que aquietem nossas mentes e nos tragam saúde. Porém, com muita frequência nos pegamos buscando dogmas, religiões, curas ancestrais, mas não percebemos que nosso modo de vida em conjunto com um ambiente extremamente tóxico cada dia mais nos adoece de forma física, mental, emocional e espiritual.
Filosofia, religião, dogmas, rituais, sacerdotes, terapias e experiências místicas têm sua importância, mas são ferramentas cognitivas que nos ajudam a entender o incompreensível.
Tudo isso serve para nos trazer outras compressões, mas a vida espiritual não depende apenas disso. Ela precisa realmente estar integrada com questões diversas que reduzam nossas diferenças e potencialize nossas semelhanças.
Então a proposta deste trabalho parte de refletirmos sobre nosso papel espiritual no todo. Entendendo nossas ações com o nosso corpo, mente, sociedade, cultura, politica, ecossistema e com o planeta; abrindo conversas e reflexões a respeito de temas diversos que afetam a todes, como exemplo saúde física e mental, meu papel nos debates sociais, culturais, políticos, minha atuação na saúde do planeta. Ressignificando minhas ações para colaborar espiritualmente na manifestação por um mundo melhor ao maior número possível de ecossistemas.
Com práticas que expandem a consciência para um universo além daquele que me rodeia ou aquele em que eu nasci, para perceber que apesar de estarmos no auge do nosso desenvolvimento cientifico e espiritual, nunca estivemos tão desconectados do sagrado.
Neste estudo da Ecoespiritualidade nos embasaremos em diversas filosofias antigas e praticas espirituais como a Umbanda, Vedas, Taoismo, Xamanismo, entre outros saberes ancestrais. Rituais, retiros, aulas virtuais, terapias e encontros serão algumas das atividades que proporemos para explicar esta teoria e fazer com que todes reflitam no seu papel no mundo, que é muito maior que simplesmente resolver suas questões nesta encarnação, gerando uma alteração de valores éticos e espirituais que guiarão nossas vidas para uma jornada virtuosa e completa para todes.
“Experimente este estudo”
Somos seres espirituais vivendo uma vida material; como tal o SER deve estar a frente do TER, integrado com todes os seres e com seu ecossistema. Ter a oportunidade genuína de aplicar meus valores e virtudes para colaborar para a cura do planeta e da sociedade, compreendendo que desta forma minha cura será genuinamente espiritual, trazer a responsabilidade e o esclarecimento necessário para que todes possam contribuir e aprender que a diversidade é nossa principal ferramenta de equilíbrio e por intermédio dela encontraremos o nosso verdadeiro caminho espiritual nesta existência.
Este é um trabalho que tem como objetivo a colaboração de todes os seres do universo que se apresentarem com a genuína vontade de se melhorar, se curando do egoísmo crônico que afeta nossa sociedade e se libertando para uma vida completa e harmônica com todes os seres.
Dito isso, esse propósito de vida foi inspirado pela orientação espiritual da oração do Caboclo Tupinambá, que diz:
VIDA, SAÚDE, FELICIDADE, CAMINHOS ABERTOS.
É ISSO QUE NÓS DESEJAMOS PARA NÓS
E PARA TODOS OS NOSSOS IRMÃOS.